O que PR 2.0 quer dizer? Será só um termo para se equiparar a Web 2.0? As relações públicas tradicionais não foram pensadas para o mundo das novas mídias, portanto um novo conceito foi necessário.
Na verdade, PR 2.0 começou ainda durante a Web 1.0. É um termo cunhado nos anos 90 pelo autor Brian Solis, mas só recentemente começou a ser utilizado.
Solis, B. & Breakenridge D. (2009: xix-xx) explicam:
“PR 2.0 starts with a different mindset and approach, neither of which is rooted in broadcast marketing or generic messaging. It's all about humanising and personalizing stories specifically for the people we want to reach”Apesar de muito diferente do que é hoje, a Web 1.0 apresentava mecanismos de socialização, nos quais o novo conceito foi desenvolvido. Participar das conversas dentro das mídias sociais e interagir com stakeholders de forma mais humana e personalizada é o caminho ao qual todos os pensadores nos direcionam. A tecnologia está nos permitindo interagir de forma cada vez mais individual com cada um dos seres humanos que formam nossos públicos de interesse.
Diante dessa nova dinâmica, o papel do relações-públicas parece ainda mais relevante e condizente com os princípios da profissão. Estamos diante de uma nova oportunidade de fazer a diferença como gestores estratégicos da comunicação, não exatamente das ferramentas, mas das conversas que acontecem por meio delas.
Trata-se de um caminho demorado, com estratégias de longo prazo e demanda muita paciência. E aí está o grande empecilho encontrado pela maioria das empresas de mercado, o resultado não vem imediatamente porque as conversas visam a estabelecer relacionamentos duradouros, não compras impulsivas causadas por impacto publicitário.
Você que está trabalhando com internet, sua empresa está realmente oferecendo relacionamento com os clientes ou quer apenas resultados a curto prazo?
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