segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Social Media

Pois é, as mídias sociais explodiram nos últimos tempos e continuam mudando a forma de se comunicar por meios digitais.

Em 2007, eu já tinha uma conta no Twitter, mas ainda era cedo para entender toda a capacidade da ferramenta. Postei algumas vezes para falar da minha experiência na Itália e depois algumas vezes na Inglaterra. Meses se passaram e o mundo de pessoas que entraram no Twitter aumentou e ajudou a modelar rapidamente a sua função, além de fazer sua fama.

Prova de que não podemos ignorar algumas novidades, mesmo que pareçam malucas ou estranhas no início.

Hoje, estou acabando minha leitura de "Putting the Public back in Public Relations", escrito por Brian Solis e Deirdre Breakenridge. O livro trata do shift que as mídias sociais e web 2.0 estão causando na comunicação, trazendo o poder de volta ao público e levando o mundo de volta a era da conversation e longe do tradicional broadcast de informações praticado por gerações de comunicadores até hoje.

O livro analisa a dinâmica sociológica dentro do ambiente digital e avalia a utilização das novas ferramentas pelo profissional de RP de hoje, dentro desse contexto. Vale a pena ler e refletir sobre o que os autores dizem, antes de tentar utilizar as velhas técnicas de marketing no novo ambiente.

A web 2.0 devolveu o mundo à conversa, uma comunicação com duas ou múltiplas vias. Deixe de lado o pitch e volte a ser humano e engajado nos assuntos que interessam a você e seu mercado.

Os estudos e observações contidos no livro servirão de base para a minha prática profissional, já prevista no meu novo desafio para a agência Maaia Idéias.

A Maaia é a agência de eventos sociais criada por uma grande amiga, que possui larga experiência no mercado de eventos e começa a se colocar de forma independente.

Essa minha incursão serve para não ficar parado, mas não invalida a minha busca por um posicionamento no mercado. É a parte para se trabalhar quando os outros estão dormindo e descansando, porque eu estou longe de querer descansar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário