Muita coisa mudou nesse país. Cursos foram criados de norte a sul, houve regulamentação (discutida até hoje), algumas empresas trouxeram a cultura do RP de fora e ajudaram a consolidar os primeiros passos, mas ainda lutamos muito por reconhecimento. É preciso dizer que ainda precisamos de muito mais.
Poucos cursos oferecem realmente o que o mercado precisa, a tecnologia progride mais rápido que a mudança das grades curriculares e os mestres da geração X ficam perplexos e sem reação. Entidades de classe se enchem de burocratas e políticos e pouco oferecem para o avanço real da profissão e do profissional. Fazem pouco para oferecer opções de melhorar a nossa competência e brigam para criar uma reserva de mercado por meio de leis fajutas.
Eu sou a favor da competência profissional e sei que existem jornalistas, advogados, engenheiros e pessoas de muitas outras formações que encabeçam de forma competente diversos departamentos de comunicação pelo país. O triste disso tudo não é que eles estejam lá, mas que os RPs fiquem atrás no mesmo quesito, a competência. Segundo a última pesquisa da ABERJE, RPs estão em segundo lugar entre as lideranças dos departamentos de comunicação corporativa, uma área que seria nossa por natureza... mas não é, por mérito.
Mudar a imagem do próprio RP ainda é um desafio quando se vê uma classe desunida, com entidades capengas que pouco ajudam, sem ligação com o mercado, com líderes que não buscam mais conhecimento, ignoram administração estratégica, marketing, pesquisa, mensuração de resultados e a construção de relacionamentos.
Para os próximos anos, eu quero muito mais do que isso. Nós podemos e vamos fazer mais e melhor:
- Deixe de preguiça e estude os números. Quem te disse que RP não tem matemática? Aprenda pesquisa, estatística e conceitos como ROI e gerenciamento de projetos;
- Leia muito mais do que Margarida Kunsch. Se você não sabe uma outra língua, aprenda e multiplique sua capacidade de absorver conhecimento direto da fonte, especialmente de outros mercados desenvolvidos;
- Não vote nos mesmos burocratas. Busque alguém que se aproxime do mercado de verdade;
- Pare de chorar porque contrataram um jornalista no lugar de um RP, mostre seu valor;
- Estude marketing e administração. Saiba onde se colocar estrategicamente;
- Compartilhe informação relevante. Dê aulas sobre o que realmente importa!
Melhorar a profissão é trabalho de todos. Nós nascemos para ser melhor do que nossos antepassados.
Feliz Dia Nacional das Relações Públicas.
Ótimo texto. Parabéns. Um post bem realista sobre a profissão. Concordo plenamente, se quisermos fazer a diferença nas empresas, temos que estar preparados.
ResponderExcluirMATEUS