quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Social Media Guru

Milhares de profissionais de comunicação, marketing, web, entre tantas outras áreas, estão por aí vendendo a idéia de que são os gurus das mídias sociais. Você já deve ter parado para ler as bio tags de alguns caras no Twitter e se deparado com algo como: "apaixonado por social media", "estudioso das mídias-sociais" etc. Virou moda, é hype, e todo mundo quer um pedaço dessa onda.

Sim, social media é realmente o buzz do momento e existem profissionais bastante experientes no mercado, mas a maioria apenas tenta alcançar o status de líder de opinião para fazer algum trocado no meio ou juntar uma horda de seguidores.

A conclusão a que alguns chegaram até o momento é que as mídias sociais são um troço tão novo que é realmente difícil encontrar um cara que possa ser chamado de guru ou expert. Como em todo negócio, existem líderes de opinião, mas este grupo também pode ser dividido entre aqueles que "fazem", outros que apenas "pensam" ou "estudam" e o último grupo que finge que faz, pensa ou estuda alguma coisa, para não ficar de fora.

Quando você for procurar alguém que seja do ramo para desenvolver algum trabalho para você, preste atenção no que o cara já fez, os trabalhos que desenvolveu antes e os resultados que apresentou. Ou, como o vídeo abaixo diz, ele vai te enrolar o tempo suficiente para apenas conseguir fugir com o seu dinheiro... o que, na verdade, é uma piada, mas já faz parte do estigma criado para o novo profissional.



As social media ainda vivem uma fase de empreendedorismo, sem fórmulas, onde muita gente ainda está experimentando, tendo sucesso e fracassando também... especialmente este último. Toda essa experiência é muito benéfica e deve se consolidar melhor com o tempo, apesar de toda a dinâmica da rede.

Se eu posso dar um conselho sobre o tema, de alguém que não tem nada de guru, digo para você observar a dinâmica das interações sociais no meio digital, mais do que as ferramentas em si, e resgatar todas aquelas aulas de sociologia e antropologia que você pensava que não serviriam para nada, mas sempre tiveram sua razão de ser.

Quando eu estudava RP na faculdade, era muito comum ver pessoas extremamente descontentes com algumas dessas disciplinas humanas. Mas agora, afinal, pode ser que Lévi-Strauss, Pierre Levy e Malinowski façam a real diferença na sua profissão.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente e sugiro a leitura deste texto: 'Companhias colocam à prova potencial das redes sociais'

    http://www.fenacon.org.br/pressclipping/noticiaexterna/ver_noticia_externa.php?xid=2449

    MATEUS

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo texto, Mateus. Conteúdo muito relevante.

    ResponderExcluir