domingo, 4 de outubro de 2009

A decisão do retorno

Quando você não depende de visto para expirar ou qualquer compromisso legal que te faça retornar ao seu país, é mais difícil saber a hora de retornar sem definir um plano e se agarrar a ele.

Embora eu tivesse um plano quando deixei o Brasil, algumas coisas mudaram ao longo do caminho, inclusive o tempo que eu planejava passar na Itália, que foi o meu passo anterior. Entre dúvidas e mudanças na minha vida pessoal, resolvi visitar o Brasil no começo de 2009 e eu sabia que isso iria definir todo o futuro.

Voltei para Londres duas semanas depois, pois estava de férias do trabalho, e com a cabeça mirando em setembro como o mês da minha partida. Mas como algumas coisas acabam sempre mudando, ainda alterei para novembro, algum tempo depois... tem que ser um pouco flexível para acomodar tudo que precisa acontecer... e paciente.

Com a data definida, passei a buscar alguma forma de elevar minhas vantagens competitivas para disputar oportunidades de emprego de volta ao Brasil. É o que tenho feito até o momento, sendo que ainda devo terminar um último curso neste último mês.

Basicamente, passei o tempo até o momento honrando meu contrato de aluguel, trabalhando e estudando meu campo profissional em cursos e livros que eu só encontrei aqui. Ao mesmo tempo que tento me antenar no que acontece com o mercado de comunicação do Brasil.

Na reta final, ainda me dedico ao início da busca de emprego no Brasil, assunto que eu devo tratar nos próximos posts. Quero que fique registrado todo o processo e o tempo que eu levarei em busca de uma nova oportunidade profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário