sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Análise e Mensuração da Comunicacão em Redes Sociais na Internet

Apesar de contar a minha história de volta ao mercado brasileiro de comunicação, esse blog foi criado para falar de muito mais.

Aqui fora nos referimos ao fenômeno das redes sociais como social media e este é um tema que tem impulsionado uma velha questão da comunicação: análise e mensuração de resultados.

É fato que a tecnologia incluída nas novas mídias permite que a avaliação e mensuração seja mais visível aos olhos dos comunicadores, uma vez que é possível controlar acessos, pageviews, números de posts, comentários e muitas outras informações sobre as partes que interagem nesse meio. Alguns podem não estar muito por dentro, mas já existe muita literatura sobre esse assunto, dentro ou fora dos meios digitais.

A Melcrum, aqui no Reino Unido, e o IPR, nos Estados Unidos, lançam anualmente guias com as melhores práticas de mensuração e avaliação em comunicação. Eu realmente gostaria de poder colocar as mãos em um desses e saber o que as empresas pelo mundo têm feito do tema. Ainda falarei mais sobre isso no futuro.

O que eu posso recomendar para vocês, e é bastante acessível, é o livro Measuring Public Relationships da autora Katie Paine, que integra o comitê responsável pelo assunto no IPR e trabalha há anos ao lado de James Grunig. Não chega a ser profundo, mas vai muito mais longe do que qualquer coisa que eu já havia visto antes, desde os tempos da faculdade... a consolidação de diversas perspectivas e conceitos, alguns sendo propostos atualmente como standards pela PRSA.

Depois de viajar um pouco no que existe pelo mundo, chegou a hora de aproveitar um pouco o que existe no Brasil. Para a nossa sorte, um curso da ABERJE vai tratar um pouco do assunto no dia 6 de novembro. "Análise e Mensuração da Comunicacão em Redes Sociais na Internet" será ministrado pelo professor Marcelo Coutinho e parece que vai valer a pena.

Se você se espantou com o preço ou não é associado da ABERJE, ainda dá para tentar ganhar um assento de cortesia. Visite o site da ABERJE e saiba mais sobre a promoção. Se eu ganhar, vejo você lá! ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário