sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Bebendo de outras fontes

Eu sempre achei engraçado que o material que eu estudei sobre Relações Públicas na faculdade era eminentemente de autoria nacional. Se pensarmos que o mercado de RP americano e britânico é tremendamente maior e mais antigo que o brasileiro, porque é que eu fomos tão limitados nesse sentido?

Talvez porque exista pouca coisa traduzida. Eu ainda não sei responder direito essa questão... ainda preciso ler o livro do professor Luiz Alberto de Farias sobre produção e consumo de literatura na área, é possível que me dê alguma luz.

Seguindo o raciocínio anterior e passando a olhar a produção de literatura internacional vamos encontrar uma oferta muito rica. É aqui que a segunda ou terceira língua faz uma enorme diferença e quebra amarras. Algumas coisas estão pela internet ao alcance de qualquer profissional, existe material farto de empresas especializadas em informar sobre o mercado, levantar informações, compartilhar cases e melhores práticas.

Em minhas buscas acabei trombando com a Melcrum e a Ragan Communications. Ambas geram material extremamente elaborado sobre o mercado de comunicação e muita coisa, pequena mas interessante, é disponibilizada gratuitamente. Existem podcasts, vídeos, entrevistas, textos e dicas para melhorar diversos aspectos do nosso trabalho.

Veja este vídeo simples, mas útil, disponibilizado pela Ragan:


São cinco dicas que podem fazer uma enorme diferença na sua comunicação interna, extremamente simples e didático. E isso é só uma pequena amostra do que a myRaganTV.com oferece em termos de vídeos. Dê uma olhada no site e veja como pode ser interessante.

As entidades representativas da classe, no Brasil, poderiam pensar em utilizar as mídias sociais de uma forma útil nesse sentido. Eu gostaria de ver a ABRP, CONRERP, CONFERP oferecendo mais conteúdo útil. Outras entidades até tentam, como a ABERJE e o IBC, mas ainda cobram preços extratosféricos por algumas palestras/cursos/workshops não tão bem estruturados, lá fora existe muita coisa de qualidade e que encontramos até de graça.

Ainda não reconheço nada como a Ragan e a Melcrum no Brasil, mas existem agências que tentam e até se destacam com algumas iniciativas, como o blog da LVBA e o Pão com Manteiga da Klaumon Forma.

Ainda existe espaço para muitas iniciativas e eu também quero fazer parte disso. Planos para o futuro, aguardem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário